quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fuga de informação


A fuga de informação ocorre quando uma fonte, através de um propósito definido, fornece uma informação “confidencial” a um jornalista. Pressupõe um plano de comunicação, pois é do interesse de alguém que a mensagem seja amplificada pela comunicação social.

A fuga de informação encontra-se normalmente associada a uma luta de poderes. A fonte pode recorrer à fuga de informação para:


-> Divulgar um erro de gestão ou acção futura (surpresa) de uma entidade


-> Uma injustiça ou ilegalidade


->
Defender interesses próprios de uma facção em relação a outrem


->
Vingança quando associada a desentendimentos pessoais


No campo político (e no só) a fuga é usada para abrir o apetite. A fonte deixa escapar um comentário propositadamente, pensando que o jornalista a partir dali irá investigar mais sobre o caso levantado. (Pinto da Costa e os pneus com pó branco)

É comum assistir a um líder partidário convocar uma conferência de imprensa marcada para as 8h (hora de telejornal abre possibilidade de entrarem em directo na conferência). Antes alguém ligado a esse ministro diz ao jornalista para fazer uma pergunta sobre um assunto particular ou avança que tal assunto será abordado. O interesse do jornalista está conquistado independentemente de colocar a questão ou não. O jornalista em função do interesse público informar-se-à melhor.


Alguns casos:

O sitio Sportugal causou sensação ao publicar os ordenados dos jogadores do Sporting,mas também por ter publicado, em exclusivo, o despacho que permitiu a reabertura do processo apito dourado.

Endereço que agrega algumas das polémicas do futebol nacional:
http://megafone-casomateus.blogspot.com/2007/01/pj-foi-redaco-do-sportugal-procura-do.html


Caso de Bosingwa. No dia em que despoletavam assuntos menos agradáveis para os adeptos portistas sobre o processo "Apito Dourado", O Jogo avançava em primeira mão que o lateral-direito iria jogar no Chelsea a troco de 20 milhões de euros. A estratégia comunicativa do Futebol Clube do Porto pretendia criar um cenário de conversa mais agradável para os adeptos do FCP que o “negativo” Apito Dourado.





Enquadramento do tema na série “Homens do Presidente”:

É um caso comum. O ministro que fica a saber, através de uma fuga de informação, que vai ser alvo dos jornalistas por ter cometido algum comportamento incorrecto. No dia anterior à saída das notícias nos jornais demite-se. Assim o seu caso deixa de ter tanta importância porque é suplantado pelo mais actual (jornalismo alimenta-se do que é mais actual), neste caso, a demissão. É uma manobra que obriga a comunicação social a desviar o olhar. O 21º episódio da quarta série aborda esse tema. Tudo começa quando um repórter assegura que a Casa Branca está a ocultar um estudo da Nasa. Como se não bastasse, o novato Joe Quincy alerta CJ sobre o lançamento de um livro que poderá causar problemas à administração de Bartlett. Stu Winkle, colunista da secção de mexericos do Washington Post, revela a CJ que Helen Baldwin prepara-se para lançar um livro revelador. Helen teve um caso com o vice-presidente e o pior de tudo é que existem 47 telefonemas com os registos da Casa Branca feitos pelo vice a Helen. O Vice confirma o caso e deixa o cargo à disposição. Prontamente o presidente apresenta-se contra essa posição, porque tal acto iria transparecer "insegurança". Leo prepara a defesa do Vice alegando que Helen “não tem credibilidade” uma vez que vendeu os direitos do livro por milhões e assegura - “posso ajudá-lo”.

O final do episódio traz algumas surpresas. O presidente, aparentemente, aceitou a renúncia do vice. Conclusão que se tira das palavras proferidas por Bartlett “vamos precisar de um novo vice-presidente”. A medida encontrada está em sintonia com a ideia inicial.
Mais uma pequena nota, no episódio 21 da 6ª temporada, o discurso do candidato republicano presume uma fuga de informação, pois refere-se implicitamente à tão bem guardada esclerose múltipla que afecta Bartlett. Ouve-se do candidato “sacrificar tudo em nome da nação” num claro jogo de charme a todos os votantes.


Josh “Eu quebro leis. Eu sou a lei.”

Nenhum comentário: