quarta-feira, 11 de junho de 2008

Marketing político


Marketing por si só é uma expressão que causa mau impacto na opinião pública, sendo marketing político ainda mais. O marketing político visa esconder algumas características, geralmente, negativas e valorizar ou potenciar outras que sejam do agrado do público (baseadas em estudos de opinião). Sabendo-se que as eleições jogam-se muito na opinião pública as técnicas de marketing encontram-se indissociáveis à campanha eleitoral. Duas das mais conhecidas técnicas são a:


Sondagem e o Soundbite.

A primeira insere-se no campo dos estudos de opinião e é uma forma de o político preparar a mensagem e testá-la antes de ela vir a público durante a campanha. A sondagem dá respostas ao político. Isto é, dá-lhe aquilo que o público quer para desta forma preparar o jogo de charme político. Se a sondagem tiver impacto mediático, pode tornar-se decisiva. Assume duas formas:


-> Através de entrevistas rigorosas (amostra de um X grupo de pessoas com as características Y)

-> Focus group. Reúne-se cerca de dez pessoas numa sala para previamente testar uma ideia geralmente associada à mudança (à partida rompe um ciclo). Testa mensagens e antecipa decisões. É um estudo de opinião que tem valor mediático e, se for bem feito, antecipa o resultado.



(Actualização definitiva)
Matéria "Paulo Portas, o mestre dos soundbites" publicada na edição nº 203 (Março de 2008) da revista Sábado.













O soundbite pertence ao ramo das relações públicas, pois pressupõe uma intermediação jornalística que por sua vez dá credibilidade (intermediação). O soundbite tem que ser curto, muito curto, e repetido. Tem que remeter a ideias-chave de toda uma estratégia de comunicação política. A ideia mais forte do político não se pode resumir a uma boa ideia, o soundbite trabalha para ser algo mais. Um soundbite resume-se em segundos, até porque o espaço mediático é fortemente disputado, o que reduz o espaço de manobra do político. Resume e cria eco no jornalista (ir ao coração). Aquele que vai amplificar a mensagem e a torna universal.




Luis Paixão Martins, responsável pela estratégia comunicativa de Cavaco Silva, revelou que a cara do actual presidente da república obrigou-o a pensar em soluções que a ofuscassem. Não foi de estranhar que Cavaco Silva tenha aparecido nos cartazes de tronco para cima. Dessa forma, a expressão facial austera de cavaco Silva ficava diluída.





Enquadramento do tema na série “Os Homens do Presidente”:

O 21º episódio da 1ª temporada aborda o marketing político. A equipa de Bartlett espera pelos resultados das sondagens (milhares de respostas como amostra). Ao fim de alguns dias, sente-se a satisfação e alivio por terem subido 9 pontos nas sondagens. Na prática significa que as actividades políticas correm melhor do que nunca.

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